O Menino Jesus de Praga

Novena

RITOS INICIAIS

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amen.

Eu Vos saúdo, Divino Menino Jesus, o mais belo dos filhos dos homens, o autor da divina graça. Vós sois o Filho adorável do Pai eterno e o Filho bendito da Virgem Imaculada. Honro a vossa santa Infância e celebro os mistérios da Encarnação, para alcançar as graças e as virtudes que me tornam semelhante a Vós.

 

COROINHA DO MENINO

(Reza-se três vezes)

- O Verbo Se fez carne

- E habitou entre nós.

Pai nosso, ...

 

I MISTÉRIO A ENCARNAÇÃO

Senhor Jesus, enviado do Pai e concebido pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria, abençoai os pais que geram para a vida.

Divino Menino Jesus, abençoai-nos. Eu Vos adoro na idade de um ano.

Avé Maria...

Texto bíblico: Lc 1, 26-38

 

II MISTÉRIO: A VISITAÇÃO

Senhor Jesus, que ainda no seio da Virgem Maria visitastes João Baptista e o alegrastes com a vossa presença, sede a alegria das mães que esperam o nascimento dos seus filhos.

Divino Menino Jesus, abençoai-nos. Eu Vos adoro na idade de dois anos.

Avé Maria...

Texto bíblico: Lc 1, 39-47

 

III MISTÉRIO: A EXPECTAÇÃO DO NASCIMENTO

Senhor Jesus, que durante o tempo da geração fostes desejado pela Virgem Maria e por S. José, ajudai os pais a preparar o nascimento dos seus filhos.

Divino Menino Jesus, abençoai-nos. Eu Vos adoro na idade de três anos.

Avé Maria...

Texto bíblico: Lc 2, 1-5

 

IV MISTÉRIO O NASCIMENTO DO MENINO JESUS

Senhor Jesus, nascido no presépio em Belém, assisti as mães nos seus partos e ajudai o nascimento dos que foram gerados para a vida.

Divino Menino Jesus, abençoai-nos.

Eu Vos adoro na idade dequatro anos.

Avé Maria...

Texto bíblico: Lc 2, 6-7

 

V MISTÉRIO A CIRCUNCISÃO

Senhor Jesus, que fostes circuncidado e recebestes o nome de Jesus, concedei a todas as crianças o nome novo do Baptismo, que inscreve os mortais para a vida eterna.

Divino Menino Jesus, abençoai-nos. Eu Vos adoro na idade de cinco anos.

Avé Maria...

Texto bíblico: Lc 2, 21

 

VI MISTÉRIO: A ADORAÇÃO DOS MAGOS

Senhor Jesus, que guiastes os Magos com a luz da estrela e aceitastes os seus presentes, orientai a nossa vida e conduzí-nos pelos vossos caminhos, para que onde Vós estais, nós estejamos também.

Divino Menino Jesus, abençoai-nos. Eu Vos adoro na idade de seis anos.

Avé Maria...

Texto bíblico: Mt 2, 1-12

 

VII MISTÉRIO: A APRESENTAÇÃO

Senhor Jesus, que fostes apresentado no Templo e recebido nos braços de Simeão e Ana, abençoai todos os que se dedicam às crianças.

Divino Menino Jesus, abençoai-nos. Eu Vos adoro na idade de sete anos.

Avé Maria...

Texto bíblico: Lc 2, 22-35

 

VIII MISTÉRIO: A FUGA PARA O EGIPTO

Senhor Jesus, que fostes levado para o Egipto para escapar à perseguição de Herodes, protegei as crianças que são vítimas de qualquer forma de agressão.

Divino Menino Jesus, abençoai-nos. Eu Vos adoro na idade de oito anos.

Avé Maria...

Texto bíblico: Mt 2, 13-14

 

IX MISTÉRIO: A MORADA NO EGIPTO

Senhor Jesus, refugiado no Egipto e morador em terra estranha, concedei a todos os homens uma digna morada terrena na esperança do regresso à pátria celeste.

Divino Menino Jesus, abençoai-nos. Eu Vos adoro na idade de nove anos.

Avé Maria, cheia ...

Texto bíblico: Mt 2, 14-15

 

X MISTÉRIO: O REGRESSO DO EGIPTO

Senhor Jesus, regressado do Egipto e morador em Nazaré, fazei voltar à sua terra os que por ela anseiam e concedei a todos uma digna morada terrena.

Divino Menino Jesus, abençoai-nos. Eu Vos adoro na idade de dez anos.

Avé Maria...

Texto bíblico: Mt 2, 19-22

 

XI MISTÉRIO: A VIDA OCULTA EM NAZARÉ

Senhor Jesus, entregue à vida oculta em Nazaré, ajudai as crianças e os jovens a crescer no corpo e no espírito e livrai-os dos perigos.

Divino Menino Jesus, abençoai-nos. Eu Vos adoro na idade de onze anos.

Avé Maria...

Texto bíblico: Lc 2, 39

 

XII MISTÉRIO: JESUS ENTRE OS DOUTORES

Senhor Jesus, perdido no templo e encontrado entre os doutores, ajudai os jovens a encontrar a verdade que procuram, para que se ocupem na prática do bem.

Divino Menino Jesus, abençoai-nos. Eu Vos adoro na idade de doze anos.

Avé Maria...

Texto bíblico: Lc 2, 41-52

 

CONSAGRAÇÃO

Divino Menino Jesus, Senhor da minha vida, eu Vos ofereço todo o meu ser e me consagro a Vós, para o presente e para o futuro: recebei a minha alma e enchei-a com o vosso amor; acolhei o meu coração e guardai-o junto do vosso; guardai a minha boca e fazei da minha vida um louvor; sede a luz dos meus olhos e iluminai os meus passos; falai aos meus ouvidos e convertei o meu coração; estendei a vossa mão e amparai a minha vida; escutai o meu pensar e seja feita a vossa vontade; vede a cruz da minha vida e vinde em meu auxílio; consolai-me na tristeza e abençoai-me na alegria; aliviai-me na doença e conservai-me em saúde. Consagro-me ao vosso serviço nas coisas do Pai para estar vigilante nas boas obras. Fazei que eu me perca só em Vós e me encontrem sempre os que Vos procuram. E quando chegar a minha hora concedei-me, Jesus bendito, o conforto da Virgem Mãe para que, vencida a morte, triunfe a vida e se estabeleça para sempre o vosso reino de paz e de amor. Amen.

 

PEDIDO

Divino Menino Jesus de Praga, que prometestes: «Quanto mais Me honrardes, mais Eu vos favorecerei», pelos méritos da vossa santa infância, concedei a graça que vos peço ... (nomeia-se a graça).

 

BÊNÇÃO

Divino Menino Jesus. Abençoai-me.

O Menino Jesus me abençoe (benze-se) e me guarde de todo o mal. Ámen.

| |