II Mistério - A Visitação

1. Fixemo-nos em Maria

Maria pôs-se a caminho. Maria é a imagem da missão de toda a pessoa crente: levar Aquele que te leva, caminhar com Jesus ao encontro da humanidade inteira.

A primeira palavra que Maria pronuncia é de louvor. Maria ensina-nos a louvar e a bendizer, a abrir o coração diante de Deus, a maravilharmo-nos por saber que a salvação não me é dada porque eu amo a Deus, mas porque Deus me ama a mim com entranhas de mãe. «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador» (Lc 2, 46-47).

2. Fixemo-nos em Isabel

No primeiro diálogo do evangelho de Lucas, protagonizado por duas mulheres, a primeira palavra é uma bênção. «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre» (Lc 2, 42). «Feliz de ti que acreditaste» (Lc 2, 45). Feliz de ti que te deixas transformar, transfigurar, impregnar pelos dons que recebes todos os dias.

Como Maria e Isabel sejamos uma bênção para todas as pessoas que se encontram connosco.

Mãe, com o Magnificat,
revelas o Deus da vida
e razão da tua existência.
Tu deste-lhe a vida e, com jubilo,
te consagraste ao Seu serviço.

Dá-nos coragem para O descobrir
nos nossos irmãos.
Tu convidas à entrega generosa
e prometes o teu espírito e companhia.

Mãe, ensina-nos a servir e a construir juntos o reino do teu Filho.
Dá-nos o Jesus libertador,
vivo e presente em cada ser.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus
para que sejamos fiéis a Deus e aos irmãos, vivendo as suas tristezas e angústias
e levantando a sua esperança.

| 2011-04-20 |